Como Reduzir os Custos de sua Empresa

A imagem tem como fundo uma pessoa mexendo na calculadora e observando gráficos, com a legenda "Redução de Custos"

Sabemos que todas as empresas têm que lidar com diversos gastos em sua gestão, e nem sempre é tão simples arcar com isso.

Portanto, ideias para reduzir os custos são sempre muito bem-vindas, principalmente quando cortar os gastos se torna necessário.

Levando em conta esse obstáculo que muitas empresas podem vir a enfrentar, trouxemos 5 maneiras de reduzir os custos de uma empresa.

Economize energia elétrica

O gasto de energia é algo bastante relevante dentro das empresas, sendo um dos maiores gastos dentro de seus orçamentos mensais.

Fique de olho para que as pessoas apaguem a luz ao sair da sala, desliguem o ar condicionado e até mesmo as máquinas que utilizam. Isso tudo pode render um dinheirinho extra no final do mês.

Vale também optar por produtos certificados com menor consumo de energia, como os classificados “A” e as lâmpadas LED.

Diminua os copos e utensílios descartáveis

Parece bobo, né? Mas a redução do uso de materiais descartáveis como copos e pratos pode ser bastante útil. Incentive seus funcionários a levarem suas próprias canecas ou garrafas. Além de ajudar na hora de economizar, também é uma iniciativa sustentável. Menos plástico para o meio ambiente decompor!

Banco de horas

É possível incrementar o banco de horas em sua empresa, cortando os gastos com horas extras.

O funcionário que tiver horas acumuladas pode trocar as horas por dias de folga, de acordo com definições feitas com o gerente.

Analisar os fornecedores

Assim como fazemos pesquisas pessoais a respeito de algo que desejamos comprar, também é importante analisar os fornecedores de sua empresa.

Observe quais vantagens os fornecedores atuais oferecem e fique de olho nos concorrentes do mesmo, levando em conta as vantagens que eles oferecem e os preços cobrados.

Nunca se estabeleça por muito tempo com um fornecedor sem antes pesquisar a respeito daquilo que está comprando.

Utilize uma ferramenta de gestão empresarial

É comum que empresas ainda utilizam papéis e planilhas para organizar a gestão empresarial, no entanto, esse método se torna cada vez menos confiável.

Diversos motivos incentivam gestores a migrar para o virtual, principalmente devido aos softwares de gestão disponíveis.

Ao utilizar tais softwares, o custo com papéis, pastas e arquivos se torna praticamente nulo. Além de trazer mais credibilidade e menos chance de perda de dados, devido ao armazenamento na nuvem.

Com um software de gestão, também há mais agilidade e organização, que aliados à uma burocracia menos presente, podem trazer mais ganhos à sua empresa.

Então, o que achou dessas maneiras de redução de gastos em empresas? Sua empresa utiliza algum destes métodos? Conta pra gente!

 

Fonte: Jornal Contábil

Comente a matéria abaixo

Compartilhe esta notícia